quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mitos sobre efeitos tóxicos da Coca-Cola



 Referência: <http://carpanteando.blogspot.com.br/2007/11/coca-cola-cloaca.html>

O pH do refrigente pode dissolver ossos e dentes?

O pH baixo é comum em muitos alimentos. Por exemplo, sucos de frutas podem apresentar variações de pH entre 2.2 e 3.8 (suco de limão, suco de laranja). Quanto mais baixo o pH, maior a sua acidez. O organismo humano produz o suco gástrico, cujo pH é aproximadamente 2, que ajuda a digerir os alimentos no estômago. Quanto a dissolver dentes e ossos, isto só acontece com materiais mortos, sem defesa orgânica. Esta idéia resulta de experimentos que se fazem nas escolas. Coloca-se um osso de galinha ou um dente dentro de um alimento ou bebida ácida (suco, refrigerante). Após alguns dias verifica-se que ocorrem alguns pontos de corrosão no dente ou no osso. Esta brincadeira não reflete a realidade. Um dente extraído da boca é material morto, sem defesa orgânica, sem qualquer irrigação, sem proteção da saliva e sem a higiene bucal. No caso de um dente sadio, este é protegido pela saliva e pela própria irrigação no interior do dente. Além disso, bebidas não ficam em contato com a boca por dias, sendo logo removidas pela saliva.



A Coca-Cola possui dióxido de carbono, que é uma substância tóxica ao organismo humano.

O site da Coca-Cola responde: O dióxido de carbono é um componente do ar que respiramos a todo momento. As plantas o utilizam para seu desenvolvimento, extraindo-o do ar. Ele é utilizado em refrigerantes, em alguns vinhos e na cerveja, para dar a característica espumante ou borbulhante destas bebidas. Portanto não é uma substância potencialmente perigosa.


Por que a Coca-Cola está voltando com as garrafas de vidro? 

O boato é de que o plástico libera dioxina carcinogênica que causa especialmente câncer de mama. Portanto as pessoas não devem congelar a sua água em garrafas ou utensílios de plástico, esquentar alimentos em vasilhames de plástico no forno de microondas (aplicável para alimentos que contém gordura), pois a alta temperatura e plástico liberaria a dioxina no alimento e, por fim, parando nas células do organismo.

Mas este boato não passa de um mito, a Coca-Cola defende: "Não há qualquer base científica que comprove ou que sugira que garrafas de PET venham a liberar dioxinas em presença de líquidos congelados.
Dioxinas são compostos produzidos a temperaturas extremamente elevadas, acima de 370º C. Elas não se formam à temperatura ambiente ou de congelamento.

O PET (polietileno tereftalato) usado na fabricação de garrafas de refrigerantes, mesmo quando incinerado, não forma dioxina. Os testes realizados nas embalagens de PET tanto pelos laboratórios de controle de todo o mundo como por laboratórios de pesquisa de universidades e de institutos atestam que não há migração de substâncias tóxicas como as dioxinas".

O corante Caramelo IV encontrado em refrigerantes é cancerígeno?


Notícias divulgadas na mídia sobre potencial cancerígeno docorante Caramelo IV diz que o processo  - sulfito amônia, atribuído à presença do subproduto formado durante sua produção a partir dos reagentes utilizados, o 4-metilimidazol - causaria câncer se consumido diariamente.

A Gerência-Geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária GGALI/ANVISA esclarece:  Com base em princípios da análise de risco, a ANVISA estabelece os aditivos permitidos para as diferentes categorias de alimentos,em suas respectivas funções e limites máximos de uso, visando alcançar o efeito
tecnológico desejado sem representar risco à saúde. Com base em estudos toxicológicos, o JECFA ( Comitê de Especialistas da FAO/OMS em Aditivos Alimentares) estabelece, quando possível, a
Ingestão Diária Aceitável (IDA) dos aditivos. A IDA é a quantidade estimada do aditivo
alimentar, expressa em miligrama por quilo de peso corpóreo (mg/kg p.c.), que pode
ser ingerida diariamente. Assim, a quantidade ingerida pelo consumo de refrigerantes não é considerada significativa ou indicativa de risco à saúde humana. Uma pessoa adulta teria que consumir diariamente 80 litros de refrigerante que contenha corante caramelo IV para ultrapassar os limites estabelecidos pelos comitês científicos internacionais.


 Misturar Coca-Cola com bala Mentos é perigoso?

Quem nunca ouviu falar sobre a história e não viu vídeos na internet sobre a mistura dessas duas substâncias? O mito afirma que elas supostamente dão origem a uma terceira substância, tão tóxica que provocaria uma pequena explosão dentro do corpo e poderia até matar.


Mas a própria Coca-Cola explica a simples reação: "Quando se adiciona ao líquido uma partícula sólida, como a bala, as moléculas do gás se agrupam ao seu redor, gerando microbolhas que, por sua vez, favorecem a liberação do gás carbônico. O fenômeno, portanto, é físico e não se forma nenhuma substância tóxica. Ao sair do recipiente o gás carbônico vai se dissipando e chega ao estômago em pequena quantidade. A bala também não vai inteira para o órgão e o fenômeno de formação das microbolhas é minimizado. Então, se você beber um copo de Coca-Cola e engolir uma bala, o gás será liberado depressa e a barriga ficará estufada. Nada mais." Portanto o consumo  de Coca-Cola ou Coca-Cola Light associado a balas não traz qualquer dano à saúde. 




Referência: <http://static.minilua.com/wp-content/uploads/2010/09/9e95_copo+Coca-Cola_Turner+Duckworth.jpg>


Conclusão: Não acredite em tudo em que você lê na internet, todas as substâncias são "venenos", porém só os testes laboratorias toxicológicos podem nos dizer se uma substância é nociva para o nosso organismo ou não.


Referências:CocaCola, boatos e mitos. Data de acesso: 19/09/2012 < http://www.cocacolabrasil.com.br/boatos_mitos.asp?inicio=1>

Portal ANVISA. Data de acesso: 19/09/2012 < http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/f681d6804adf50d7ae71afa337abae9d/Informe_Tecnico_n_48_de_10_de_abril_de_2012.pdf?MOD=AJPERES>
PLASTIVIDA. Data de acesso: 19/09/2012. < http://www.plastivida.org.br/2009/Default.aspx>
http://www.cofemac.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3313&Itemid=9999.  Acesso em: 19 de setembro de 2012.

4 comentários:

  1. Ufa, agora sim posso tomar coca cola tranquilo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas ainda existem ratos... que amam coca-cola...kkkkkkkk

      Excluir
  2. e o cara q passou no j nacional q bebeu meio copo e ficou todo estourado

    ResponderExcluir